PLANO DE CURSO
1 – DADOS IDENTIFICADORES
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação Ambiental
Professoras: Márcia Brito – Simone Freire
Titulação: Especialistas
Semestre/Módulo: 4º
Período: Noturno
Série/Ano: 2012
Carga horária: Semanal: 3, Semestral: 60
2 – EMENTA
A disciplina enfoca a definição e conceito de Educação Ambiental, suas relações para a conquista dos direitos de cidadania, evidenciando os mecanismos determinantes para as condições de vida das pessoas no ambiente, considerando os aspectos biológicos, meio físico, socioeconômico e cultural e a sustentabilidade da vida no planeta.
3 – OBJETIVOS
3. 1. OBJETIVO GERAL:
Provocar nos alunos a percepção de que a questão ambiental é resultado da forma como a sociedade interage com o meio, ou seja, do processo de transformação da natureza pelos indivíduos em níveis locais, globais, individuais e coletivos.
Formar um profissional com valores éticos, atitudes e comportamento ecologicamente orientados para tornar-se um multiplicador desses valores e virtudes
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final do semestre o aluno será capaz de:
- Conhecer as diferentes concepções de Educação ambiental e as práticas delas derivadas que coexistem na sociedade;
- Demonstrar a dificuldade de diagnosticar e prever os impactos socioambientais devido à sua complexidade;
- Perceber que a Educação Ambiental constrói um conhecimento dialógico, recorrendo aos profissionais de várias áreas que atuam em conjunto e buscam formas interdisciplinares de cooperação entre si e de compreensão da realidade;
- Analisar problemas socioambientais com vistas a incorporarem em seus conhecimentos as questões ambientais atuais;
- Enumerar as lutas ecológicas brasileiras a partir da década de 70;
- Analisar a Política Nacional de Educação Ambiental.
4 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- As relações entre sociedade e natureza;
- Pressupostos teórico-metodológico da Educação Ambiental;
- Conceitos de Educação Ambiental;
- Histórico da Educação Ambiental;
- A interdisciplinaridade na educação Ambiental;
- Estudo de problemas ambientais que afetam o planeta (lixo, efeito estufa, extinção animal, água, etc.);
- Consumo e meio ambiente
- Agenda 21.
5 – MÉTODOS/TÉCNICAS/RECURSOS
No desenvolvimento do trabalho com os conteúdos selecionados privilegia-se o método de discussão onde o professor se coloca como mediador entre o aluno e o conhecimento. Haverá em número menor aulas expositivas, apoiadas em recursos áudio visuais, para a introdução e desenvolvimento de alguns temas, sempre levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos, bem como leituras compartilhadas, pesquisa e atividades reflexivas individuais e em grupo.
6 - AVALIAÇÃO
A avaliação será composta por:
- P1 com notas de 0 a 10;
- P2 com notas de 0 a 10.
Composição das Atividades e notas:
AVALIAÇÃO ATIVID. 1 ATIVID. 2 ATIVID. 3 TOTAL
P1 Visita técnica (conforme manual específico) 50% da nota Trabalho interdisciplinar – Seminário temático (grupos) 25% da nota Atividade 100%
P2 Atividades – relatórios de leitura/discussão/análise de temas/ ficha resumo do projeto do artigo, prova escrita. 50% da nota Art. Técnico – científico escrito/apresen-tação (grupos) 30% da nota Atividade 100%
* O aluno que obtiver nota global do trabalho interdisciplinar (Seminário temático) igual ou superior a 9,, poderá ter o acréscimo de até 1,0 ponto na nota P2, a título de bonificação.
- Fórmula para o caçulo da Nota Final:
Nota final = (P1 + [P1 – 2 x 2]) / 3, devendo o resultado ser igual superior a 7,0 para aprovação no período normal da disciplina.
Datas: poderão ser alteradas em função de necessidades institucionais ou do curso.
Reposição de aulas: proposto conforme orientações da coordenação de curso.
7 – CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
AULA CARGA HORÁRIA CONTEÚDO PROGRAMATICO METODOLOGIA
1 3 horas - Recepção dos alunos e apresentação do plano de ensino;
- Reflexões sobre a relevância da disciplina de Educação Ambiental para a formação do educador no contexto do curso de Pedagogia.
- Expositiva dialogada
2 3 horas
- Texto: Universidade, Meio Ambiente e Parâmetros Curriculares Nacionais.
- Estudo do texto;
- Trabalho em grupo.
3 3 horas - Texto: Universidade, Meio Ambiente e Parâmetros Curriculares Nacionais.
- Socialização das reflexões.
4 3 horas - Tema transversal – Meio Ambiente - Aula expositiva com o auxílio do laboratório de informática.
- Exploração do volume do PCN sobre o tema transversal Meio Ambiente.
5 3 horas - Tema transversal – Meio Ambiente - Elaboração de planos de aula abordando o tema transversal Meio Ambiente nas diferentes disciplinas do ensino fundamental (atividade em grupo)
6 3 horas - Tema transversal – Meio Ambiente - Apresentação dos planos de aula
AULA CARGA HORÁRIA CONTEÚDO PROGRAMATICO METODOLOGIA
7 3 horas
- Conceituando: Ecologia, Ecossistemas,Hipótese Gaia, EIA (Estudo de Impacto Ambiental - lixo) RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), ISO (international Organization for Standartization) 14001
- Atividade de pesquisa em grupos, nas dependências da Instituição.
8 3 horas
- Conceituando: Ecologia, Ecossistemas,Hipótese Gaia, EIA (Estudo de Impacto Ambiental - lixo) RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), ISO (international Organization for Standartization) 14001
- Apresentação da pesquisa com orientação e intervenção do professor.
9 3 horas
- Análise da Política Nacional de Educação Ambiental – Lei 9.795 de 27/04/99
- Leitura e discussão do texto da Lei 9.795/99
10 3 horas - Histórico da Educação Ambiental;
- A interdisciplinaridade na Educação Ambiental;
- Estudos de Problemas Ambientais (lixo, poluição, efeito estufa, aquecimento global, etc.)
- Projeção data show;
- Aula expositiva dialogada.
11 3 horas
- Fontes alternativas de energia.
Temas para pesquisa e seminário:
Biogás; biodiesel; eólica; fotovoltaica; células de hidrogênio; geotérmica; álcool; hidrelétrica; termoelétrica e nuclear.
- Orientação de pesquisa na biblioteca da instituição e internet;
- Desenvolvimento de atividades resultantes das pesquisas realizadas.
12 3 horas - Fontes alternativas de energia. - Apresentação dos trabalhos.
13 3 horas - Discutindo a Agenda 21
- Protocolo de Kioto - Aula expositiva com o auxílio do data show
14 3 horas - Agenda 21 e o Protocolo de Kioto
- Atividade em grupo:
Construindo a minha Agenda 21.
15 3 horas - Vídeo – Uma verdade inconveniente - Exibição e Discussão
16 3 horas - Relação entre consumo e meio ambiente;
- O significado ideológico da reciclagem e suas implicações para a educação ambiental - Estudo de texto com orientação e intervenção do professor;
- Trabalho em grupo
17 3 horas - Relação entre consumo e meio ambiente;
- O significado ideológico da reciclagem e suas implicações para a educação ambiental - Socialização das reflexões.
18 3 horas - Postura individual e docente quanto as necessidades de mudanças - Apresentação da atividade em grupo: “Construindo a minha Agenda 21”
19 3 horas - Auto avaliação dos alunos e divulgação dos resultados finais avaliativos - Individual, de forma verbal para o professor
20 3 horas - Avaliação da disciplina e relatório dos alunos sobre as metodologias desenvolvidas - Individual
8 - BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
Sociedade e meio Ambiente – A Educação Ambiental em Debate
Loureiro, Carlos Frederico e outros.
Cortez: São Paulo, 2005.
COMPLEMENTAR:
Educação Ambiental – Abordagens Múltiplas
Ruscheinsky, Aloísio
Artmed: Porto Alegre; 2005.
Educação Ambiental – Da Prática à Cidadania
Talomi, Jandira L.B
Escrituras: São Paulo, 2004.
Meio Ambiente e formação de Professores
Penteado, Heloísa D.
Cortez: São Paulo; 2003.
PERIÓDICOS:
Revista Veja
Abril, São Paulo, permanente
Revista Educação
São Paulo, permanente
Textos jornalísticos
OUTROS
Filme/DVD “Uma verdade inconveniente”.
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